top of page

Agenor Sarraf Pacheco

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Especialista em Métodos e Técnica em Elaboração de Projetos Sociais pela PUC de Minas Gerais e Licenciado Pleno e Bacharel em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA). É professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de Artes (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST) e Antropologia (PPGA). É também diretor do Arquivo Público do Estado do Pará.

Tem experiência na área de História Social da Cultura, História Sociocultural da Amazônia e da Amazônia Marajoara, História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Afroindígena. Atua especialmente nos temas: Patrimônio, Cosmologia, Religiosidade, Cartografia, Oralidade, Memória, Identidade, Visualidade, Interculturalidade, Saber Local, Cidade-Floresta e Zonas de Contato Afro-indígena.

Hermernegildo José de Menezes Bastos

Possui doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidad Nacional Autónoma de México (2003; 2008). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: história literária, dialética centro/periferia; atualidade do realismo (Lukács); modernidade periférica; Graciliano Ramos; Juan Rulfo; romance de 30; Murilo Rubião - fantástico e modernidade; Clarice Lispector; João Guimarães Rosa; Manuel Bandeira; poesia portuguesa; Joaquim Cardozo; Machado de Assis; romance histórico; Leonardo Sciascia.

Maria Betânia Barbosa Albuquerque

Além do título de doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Maria Betania, possui Pós-Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-Portugal). No momento é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), na Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

É também coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA) e pesquisadora vinculada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP). Betânia trabalha na área da filosofia e história da educação. Interessa-se pelas temáticas: filosofia e educação, história cultural e educação, saberes, práticas religiosas e educação; religiões ayahuasqueiras; Santo Daime; rituais de alimentação, beberagens e processos educativos não escolares ocorridos no cotidiano social.

Claudia Zapata (Universidad de Chile)

Claudia Estela Zapata Silva, chilena, possui doutorado em História pela Universidad de Chile, local em que leciona e dirige o Centro de Estudos Culturais latioamericanos e desenvolve trabalhos na área da História Contemporânea da América Latina, com foco na relação entre identidade e cultura.

É autora dos livros: Intelectuales indígenas em Ecuador, Bolivia y Chile. Diferencia, colonialismo y anticolonialismo (2013), Fanon desde América Latina. Publicou também, Lecturas contemporáneas de un pensador Del siglo XX (2013), e Aimé Césaire desde América Latina e ainda Diálogos conel poeta de lanegritud (2011).

Além dessas obras, escreveu os artigos "Desplazamientos teóricos y proyectos políticos em la emergente historiografia mapuche y aymara", em Estudios de Filosofía Práctica e Historia de lãs Ideas, "Los intelectuales indígenas y El pensamiento anticolonialista", em Discursos/prácticas. Produziu ainda Revista de Literaturas Latinoamericanas, e "Origen y función de losintelectuales indígenas", em Cuadernos Interculturales.

Emílio del Valle Escalante

Natural de Guatemala, Emílio del Valle Escalante é professor associado de Espanhol no Departamento f Romance Studies, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

PhD pela Universidade de Pittsburg, Escalante tem desenvolvido pesquisas sobre literaturas latino-americanas contemporâneas e estudos culturais com ênfase em literaturas indígenas e movimentos sociais. E ainda literaturas e culturas centro-americanas e estudos pós-coloniais e teorias subalternas no contexto latino-americano.

Dentre suas publicações, destacam-se: Maya nationalisms and postcolonial challenges in Guatemala: Coloniality, Modernity and Identity Politics (2009); Theorizing Indigenous Literatures (2013), U’k’uxkaj, u’k’uxulew: Antologia de poesia Maya guatemaltecacontemporanea (2010), Untying Tongues: Minority literatures in Spain and Latin America (2010) e Indigenous Literatures and social movements in Latin America (2008).

Leno Francisco Danner  

Doutor em Filosofia pela PUC-RS. É especialista em teoria social (com especial ênfase em Teoria Crítica) e em filosofia política (Marx, Rawls e Habermas). Leciona filosofia e sociologia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Estevão Rafael Fernandes

Estevão Rafael Fernandes é doutor em Ciências Sociais (Estudos Comparados sobre as Américas) pela Universidade de Brasília, tendo realizado Doutorado sanduíche com bolsa da Capes na Duke University na Carolina do Norte, Estados Unidos da América (EUA) sob orientação do Prof. Walter Mignolo.

Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidades indígenas, Decolonialidade, Etnologia indígena, Gênero, índios Xavante, Contato Interétnico, Cosmologia Indígena, Índios Jê, Educação e política indigenista.

Karylleila dos Santos Andrade

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, Karylleila dos Santos Andrade, é professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.

Adelia Miglievich Ribeiro 

A pesquisadora, Adelia Migliev Ribeiro, atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e na pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado).  Dedica-se ainda aos estudos da teoria social, epistemologia das ciências sociais e sociologia dos intelectuais.

Com doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Miglievch já desenvolveu diversos trabalhos. Co-organizou a 7ª edição da coletânea Crítica pós-colonial – Panorama de leituras contemporâneas contribuiu com capítulos de coletâneas como O Brasil em evidência: a utopia do desenvolvimento e América Latina e Brasil em Perspectiva e ainda organizou edições especiais em revistas a exemplo de “Identidades e Fluxos Migratórios”.

Seus estudos sobre Darcy Ribeiro agraciaram-na com a Cátedra Ipea/Capes nos anos de 2010 a 2012 e se desdobram hoje em pesquisas acerca da universidade no continente.

Martin Léon Jacques Ibáñez de Novion

Doutor em Estudos Latino-Americanos, pela Universidade Nacional Autônoma do México. Atualmente é professor adjunto do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB).

Na Unb desenvolve pesquisas relacionados à Hegemonia nas Américas, Geopolítica Latino-Americana, Cooperação nas Américas, Integração Econômica, Segurança Continental (Terrorismo, Narcotráfico, Meio Ambiente), Pensamento Latino-Americano, Geopolítica Amazônica, Recursos Naturais, Novas Territorialidades e Novos Conflitos.

Além disso, coordena o projeto “Políticas de desenvolvimento sociedade e cultura: programa de pesquisa México, América Central e Caribe”.

 Seus interesses de pesquisa são voltados para os países da Argentina, Equador, Bolívia e México, tendo sido um dos organizadores do Dossiê Especial: Pensamento e Teoria nos Estudos Latino-americanos (2014).

Martin Léon Jacques Ibáñez de Novion

Doutor em Estudos Latino-Americanos, pela Universidade Nacional Autônoma do México. Atualmente é professor adjunto do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB).

Na Unb desenvolve pesquisas relacionados à Hegemonia nas Américas, Geopolítica Latino-Americana, Cooperação nas Américas, Integração Econômica, Segurança Continental (Terrorismo, Narcotráfico, Meio Ambiente), Pensamento Latino-Americano, Geopolítica Amazônica, Recursos Naturais, Novas Territorialidades e Novos Conflitos.

Além disso, coordena o projeto “Políticas de desenvolvimento sociedade e cultura: programa de pesquisa México, América Central e Caribe”.

 Seus interesses de pesquisa são voltados para os países da Argentina, Equador, Bolívia e México, tendo sido um dos organizadores do Dossiê Especial: Pensamento e Teoria nos Estudos Latino-americanos (2014).

Bruno Ferreira 

Possui graduação em História - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999). Especialista em Educação, Diversidade e Cultura Indígena, pela Escola Superior de Teologia-EST. Pesquisa em politicas públicas para a educação escolar indígena e processos próprios de aprendizagem das crianças indígenas. Mestre em Educação e doutorando em educação pela UFRGS/FACED.

bottom of page